segunda-feira, 30 de abril de 2012

DESTAQUE DA SEMANA


Margarida II

1940
Em 9 de abril, tropas nazistas invadem a Dinamarca. Ao contrário do rei Haakon VII (68) da Noruega e da rainha Guilhermina I (60) da Holanda, que fugiram pra Inglaterra, o rei Cristiano X (70) e a família real permanecem em Copenhagen, se mostrando pro povo como um símbolo da causa nacional. No entanto, nos discursos, o rei Cristiano tem o cuidado de demonstrar uma política de cooperação com o regime nazista.
A popularidade da rainha Alexandra (61) aumenta durante a ocupação e, apesar de ser alemã, ela se transforma em um símbolo de resistência silenciosa. Por não ter um cargo oficial, a rainha pode aparecer em público e, junto com as noras, a princesa Ingrid (30) da Suécia e a princesa Carolina (28) da Dinamarca, elas participam de organizações sociais e se dedicam à causa de mobilizar as mulheres do reino pros esforços de guerra.
No dia 16, nasce Margarida, primeira filha do príncipe herdeiro Frederico (41) e da princesa Ingrid; neta do rei Cristiano X e da rainha Alexandra.
Em 19 de outubro, o rei Cristiano sofre uma queda do cavalo e fica praticamente inválido. O príncipe herdeiro Frederico assume a regência do reino.

1943
Em agosto, os alemães são expulsos da Dinamarca pelos Aliados.
O príncipe herdeiro Frederico (42) devolve o poder ao rei Cristiano (71), pra que ele colha os frutos da libertação do reino.

1944
Em 29 de abril, nasce Benedita, segunda filha do príncipe herdeiro Frederico (45) e da princesa Ingrid (34).
Em 17 de junho, o rei Cristiano (74) reconhece a independência da Islândia, e a Dinamarca deixa de ser um Reino Unido.

1945
Em 24 de maio, o príncipe herdeiro Frederico (46) e a rainha Ingrid (35) comemoram os 10 anos de casados.

1946
Em 30 de agosto, nasce Ana, terceira filha do príncipe herdeiro Frederico (47) e da princesa Ingrid (36).

1947
Em 20 de abril, morre o rei Cristiano X (77). O príncipe herdeiro Frederico (48) se torna rei, como Frederico IX. 
Pela Lei de Sucessão de 1863, as mulheres não podem herdar a Coroa, por isso, o príncipe Canuto (47) se torna o herdeiro do trono.
Na ausência do rei Frederico, o príncipe Canuto assume a regência do reino.
Como a rainha Ingrid (37) não pode mais ter filhos, o rei Frederico abre um processo pra mudar a Constituição e permitir que a princesa Margarida (7) se torne a herdeira dele.
Consciente do dever, bem preparada pra assumir o papel de rainha e enérgica, a rainha Ingrid se mostra progressista, reformando vários hábitos tradicionais da Corte dinamarquesa, abolindo costumes ultrapassados e criando uma atmosfera mais informal nos eventos oficiais.

1952
Em 28 de dezembro, morre a rainha-mãe Alexandra (73).

1953
Em 27 de março, após o processo pra sucessão do rei Frederico (54) ter sido aprovado em duas instâncias no Parlamento, ele também é aprovado por um referendo popular, e a nova Lei de Sucessão passa a permitir a sucessão feminina, desde que o rei não tenha um filho. Assim, a princesa Margarida (13) se torna a herdeira do trono, no lugar do príncipe Canuto (53).

1955
Em 24 de maio, o rei Frederico (56) e a rainha Ingrid (45) comemoram 20 anos de casados.

1958
Em 16 de abril, a princesa herdeira Margarida (18) passa a ocupar uma cadeira no Conselho de Estado.
Em setembro, falando Dinamarquês, Sueco, Alemão, Inglês e Francês, a princesa herdeira Margarida entra pra faculdade de Arqueologia.

1960
Em 24 de maio, o rei Frederico (61) e a rainha Ingrid (50) comemoram as Bodas de Prata.
Em agosto, a princesa herdeira Margarida (20) vai à Inglaterra estudar o último período na Universidade de Cambridge, a segunda melhor do Reino Unido.

1961
Em junho, a princesa herdeira Margarida (21) se forma em Arqueologia e retorna à Dinamarca.
Em setembro, a princesa herdeira Margarida inicia o Mestrado em Ciências Políticas.
O rei Frederico manda a princesa Ana pra estudar em um colégio interno na Suíça.

1962
Em agosto, a princesa Margarida (22) vai à França pra estudar o último período na Universidade de Sorbonne. 
Em setembro, a princesa herdeira Margarida começa a namorar o visconde Henri (28), filho do conde André (55) de Monpezat e da condessa Renata (54). Nascido na França, o visconde passou os 5 primeiros anos de vida no Vietnam (Indochina Francesa), onde o conde André tinha uma fazenda. Aos 16 anos, ele retornou ao Vietnam pra estudar o Ensino Médio. Aos 18, ele entrou na Universidade de Sorbonne pra estudar Direito e Ciências Políticas, fazendo ao mesmo tempo cursos de Chinês e Vietnamita na Escola Nacional de Idiomas. Aos 23, fez um curso de especialização em Hong Kong, e, aos 24, outro curso de especialização no Vietnam. Aos 25, ele se alistou no Exército francês durante a guerra de independência da Argélia, onde permaneceu até março deste ano. De volta a Paris, ele começou a trabalhar como diplomata no Ministério das Relações Exteriores.

1963
Em junho, a princesa herdeira Margarida (23) conclui o Mestrado em Ciências Políticas e retorna à Dinamarca.
O visconde Henri (29) é transferido pra embaixada francesa em Londres.

1964
Em julho, o rei Frederico (65) anuncia o noivado da princesa Ana (18) com o príncipe herdeiro Constantino (24).
Em 31 de agosto, a princesa Ana se muda pra Grécia. Pra se casar com o príncipe herdeiro Constantino, a princesa Ana tem que renunciar à cidadania dinamarquesa e, como é luterana, tem que se converter à Igreja Ortodoxa Grega.
Em 18 de setembro, o rei Frederico (65) e a rainha Ingrid (54) casam a princesa Ana (18) com o príncipe herdeiro Constantino (24), filho do rei Paulo I (63) da Grécia e da rainha Frederica (47).

1965
Em 24 de maio, o rei Frederico (66) e a rainha Ingrid (55) comemoram 30 anos de casados.
De junho a agosto, a princesa herdeira Margarida (25) faz um curso de verão na Faculdade de Economia e Ciências Políticas de Londres.

1967
Em janeiro, pra se casar com a princesa herdeira Margarida (27), o visconde Henri (33) jura lealdade ao rei Frederico (68) pedindo demissão do cargo na embaixada francesa em Londres, se muda pra Dinamarca e sendo católico, se converte à Igreja Luterna.
Em 10 de junho, o rei Frederico e a rainha Ingrid (57) casam a princesa herdeira Margarida com o visconde Henri. Pra que a filha não seja "rebaixada" à viscondessa, o rei Frederico concede ao visconde Henri o título de Príncipe da Casa Real de Glucksburg, adotando-o como membro da família.

1968
Em 3 de fevereiro, o rei Frederico (69) e a rainha Ingrid (58) casam a princesa Benedita (24) com o príncipe alemão Ricardo (34) Wittgenstein-Berleburg, filho do príncipe Gustavo (1907-1944), um general nazista que desapareu em missão na Segunda Guerra Mundial, e da princesa Margarida (59). Formado em Ciência Florestal, o príncipe Ricardo trabalha na Guarda Florestal da Vestfália, região onde fica o principado de Wittgenstein. 
 
Pra fazerem parte da família real, os filhos da princesa Benedita precisam nascer na Dinamarca. Mas ela e o príncipe Gustavo não retornam depois da lua de mel e se estabelecem no castelo de Berleburg.
Em 26 de maio, nasce Frederico, primeiro filho da princesa herdeira Margarida (28) e do príncipe Henrique (34), neto do rei Frederico.

1969
Em 7 de junho, nasce Joaquim, segundo filho da princesa herdeira Margarida (29) e do príncipe Henrique (35), neto do rei Frederico (70).

1972
Em 1 de janeiro, após realizar o discurso de Ano Novo, o rei Frederico (73) cai doente.
No dia 14, morre o rei Frederico IX. O reinado dele mudou a Dinamarca, que deixou de sofrer com as restrições de ser um país com a economia baseada na agricultura, e passou a desfrutar do bem estar social gerado pela industrialização. A maior mudança foi a entrada das mulheres no mercado de trabalho, fazendo da Dinamarca um país moderno. 
A princesa herdeira Margarida (32) se torna rainha, como Margarida II. Ela é a segunda mulher a ocupar o trono da Dinamarca. Por coincidência, a primeira foi Margarida I (1353-1412). O príncipe Frederico (4) se torna o herdeiro do trono.
No dia 15, a rainha Margarida é proclamada na sacada do palácio Christianborg pelo Primeiro Ministro Jens Otto Krag (58).
O papel político da Rainha é representar a Dinamarca no estrangeiro e ser uma figura de união nacional. Ela recebe embaixadores estrangeiros e concede condecorações, como honrarias e medalhas. Ela inaugura exposições, participa de comemorações de datas importantes e inaugura monumentos públicos. Ela é proibida de expressar opinião sobre qualquer partido político, mas tem o direito de votar, embora o protocolo aconselhe que ela não o faça, pra evitar que ela tenha preferências partidárias. Quando um Primeiro Ministro é eleito sem a maioria do Parlamento, a Rainha realiza uma reunião oficial com os presidentes de todos os partidos, e eles votam se o Primeiro Ministro deve ou não assumir o cargo. O Primeiro Ministro tem a função de formar o novo Ministério. Assim que o novo governo é formado, cabe à Rainha nomeá-los oficialmente. Como Chefe de Estado, é a Rainha quem preside às reuniões do Conselho de Ministros, onde assina ou veta as leis que foram aprovadas pelo Parlamento.
Na ausência da rainha Margarida, a rainha-mãe Ingrid (62) assume a regência do reino. É a primeira vez que uma mulher assume a regência desde 1871, por causa da antiga Lei de Sucessão.

1976
Em 14 de junho, morre o príncipe Canuto (76), tio da rainha Margarida (36).

1977
Em 10 de junho, a rainha Margarida (37) e o príncipe Henrique (43) comemoram 10 anos de casados.

1982
Em 20 de abril, encerrando as homenagens pelos 10 anos da morte de Frederico IX, a rainha Margarida (42) inaugura uma estátua dele vestido com o uniforme de almirante, no porto de Copenhagen.

1986
Em 26 de maio, o príncipe herdeiro Frederico (18), que fala Dinamarquês, Francês, Alemão e Inglês, assume um lugar no Conselho de Estado e passa a exercer a regência do reino na ausência da rainha Margarida (46). Nas horas vagas, o príncipe herdeiro realiza treinamentos militares na Marinha e no Exército.
Em julho, após concluir o treinamento básico, o príncipe herdeiro Frederico entra pra Tropa Real dos Salva Vidas.
Em agosto, o príncipe herdeiro Frederico participa de uma expedição arqueológica à Mongólia.

1987
Em 10 de junho, a rainha Margarida (47) e o príncipe Henrique (53) comemoram 20 anos de casados.
Em julho, o príncipe Joaquim (18) se alista como soldado no Regimento Particular da Rainha.

1988
Em junho, o príncipe herdeiro Frederico (20), com a patente de tenente do Exército, conclui os 2 anos de serviço militar obrigatório e pede baixa nas três Forças Armadas.
Em julho, o príncipe Joaquim (19) é promovido a sargento do Exército

1989
Em junho, o príncipe Joaquim (20), promovido a tenente, conclui os 2 anos do serviço militar obrigatório e pede baixa do Exército.
Em setembro, o príncipe herdeiro Frederico (21), promovido a primeiro-tenente do Exército, entra pra faculdade de Ciências Políticas na Universidade de Aarhus.

1990
Em janeiro, o príncipe Joaquim (21) é promovido a primeiro-tenente do Exército.

1991
Em setembro, o príncipe Joaquim (22), que fala Dinamarquês, Alemão, Inglês e Francês, entra pra faculdade de Economia Agrária.

1992
Em janeiro, o príncipe Joaquim (23) é promovido a capitão.
Em maio, o príncipe herdeiro Frederico (24) se forma em Ciências Políticas e se muda pra Massachusetts, pra fazer pós-graduação na Universidade de Harvard, em Massachusetts, a segunda melhor dos Estados Unidos.
Em 10 de junho, a rainha Margarida (52) e o príncipe Henrique (58) comemoram as Bodas de Prata.

1993
Em junho, o príncipe Joaquim (24) se forma na faculdade de Economia Agrária.

1994
De junho a agosto, o príncipe herdeiro Frederico (26) trabalha na embaixada da Dinamarca no prédio da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
Em setembro, o príncipe herdeiro Frederico retorna à Dinamarca e inicia o Mestrado na Universidade de Aarhus.
Em outubro, o príncipe Joaquim (25) conhece Alexandra Manley (30) em uma festa em Hong Kong, onde ele foi como representante comercial de uma empresa de navegação. Nascida em Hong Kong. O pai dela, Richard (70), filho de um inglês com uma chinesa, nasceu em Xangai e é diretor de uma companhia de seguros. A mãe, Christa (61), é austríaca e trabalha como administradora de uma empresa de telecomunicações. Formada em Negócios Internacionais na Universidade de Tóquio e com cursos de especialização na Inglaterra e na Áustria, Alexandra trabalha como diretora do departamento de Vendas e Marketing da divisão asiática da Companhia GT, especializada em softwares. Apesar do pai ter nascido na China, Alexandra nunca aprendeu o Mandarim, falando apenas Inglês e Alemão.

1995
Em maio, a rainha Margarida (55) anuncia o noivado do príncipe Joaquim (26) com Alexandra Manley (31).
Alexandra pede demissão na Companhia GT e se muda pra Dinamarca. Pra se casar com o príncipe Joaquim, além de aprender o Dinamarquês Alexandra tem que renunciar à cidadania britânica e à religião anglicana e se converter à Igreja Luterana.
Em junho, o príncipe herdeiro Frederico (27) conclui o Mestrado em Ciências Políticas e começa a trabalhar no Ministério das Relações Exteriores, como analista político dos Estados Bálticos (Rússia, Estônia, Letônia e Lituânia), países que ele visitou várias vezes nos últimos 9 anos.
Em julho, o príncipe herdeiro Frederico, promovido a primeiro-tenente da Marinha, entra pra Tropa Real dos Fuzileiros Navais, conhecidos como Sapos.
Em 18 de novembro, o príncipe Joaquim se casa com Alexandra Manley na Capela do castelo Frederiksborg, na cidade de Hillerod, que passa a ser a residência oficial do casal.
O carisma da princesa Alexandra aumenta a popularidade da família real, e ela chega a ser comparada com a princesa Diana (34) de Gales, ganhando o apelido de "A Diana do Norte". 
Em 12 de dezembro, morre a princesa Carolina (83), viúva do príncipe Canuto, tia da rainha Margarida.

1996
Em janeiro, o príncipe Henrique (62) lança uma autobiografia, "As Obrigações do Destino". No livro, o príncipe expressa a vontade de ver o nome da dinastia mudado pra Glucksburg-Monpezat.
Em fevereiro, a princesa Alexandra (32) se envolve com as obras sociais da Cruz Vermelha Infantil.

1997
Em 14 de janeiro, a rainha Margarida (57) comemora o Jubileu de Prata do reinado dela.
Em fevereiro, o príncipe herdeiro Frederico (29) é promovido a capitão do Exército e a tenente-comandante da Marinha.
Em março, a princesa Alexandra (33) se envolve com as obras sociais da Sociedade Dinamarquesa da Cegueira.
Em 10 de junho, a rainha Margarida e o príncipe Henrique (63) comemoram 30 anos de casados.

1998
Em janeiro, a princesa Alexandra (34) passa a fazer parte do grupo Ajuda Materna, que fornece apoio jurídico a mães solteiras.
Em 23 de fevereiro, morre o conde André (91) de Monpezat, pai do príncipe Henrique (64), que se torna o novo conde, e sogro da rainha Margarida (58).
Em outubro, o príncipe herdeiro Frederico (30) se muda pra Paris pra trabalhar como secretário do embaixador dinamarquês.

1999
Em janeiro, a princesa Alexandra (35) se torna embaixadora da UNICEF pra conscientização e prevenção da AIDS.
Em 28 de agosto, nasce Nicolau, primeiro filho do príncipe Joaquim (30) e da princesa Alexandra, e primeiro neto da rainha Margarida (59) e do príncipe Henrique (65). Nicolau é o herdeiro provisório do príncipe herdeiro Frederico (31).
Em outubro, o príncipe herdeiro Frederico retorna à Dinamarca.

2000
Em março, o príncipe herdeiro Frederico (32) participa de uma expedição de 4 meses pela Groenlândia.
Em junho, o príncipe herdeiro Frederico entra pra academia de pilotos da Força Aérea Real.
Em agosto, ao concluir o curso de pilotos, o príncipe herdeiro Frederico pede baixa da Aeronáutica com a patente de capitão.
De 15 de setembro a 1 de outubro, o príncipe herdeiro Frederico vai à Austrália assistir aos Jogos Olímpicos de Verão de Sydney. 
Em um bar, o príncipe herdeiro Frederico conhece Mary Donaldson (28) e, sem querer ser reconhecido, ele se apresenta a ela como Fred Henriksen. Mary é filha de John (59), professor de Matemática na Universidade da Tasmânia, e Henrietta, uma imigrante escocesa que trabalhava no escritório do vice-reitor da Universidade da Tasmânia e faleceu em 1997. Os irmãos de Mary são: Jane (35), farmacêutica, Patricia (32), enfermeira, e John (30), geólogo. Mary, que é formada em Direito, Propaganda e Marketing, trabalhou em várias agências de publicidade e fala Francês. Após a morte da mãe, ela passou 3 meses na Escócia, onde se sustentava trabalhando como contadora. Atualmente ela está trabalhando em uma imobiliária como administradora e diretora de vendas. No fim da noite, Fred revela ser o príncipe herdeiro da Dinamarca e pede Mary em namoro.
De volta à Dinamarca, o príncipe herdeiro Frederico e Mary passam a se falar apenas por telefone, e-mails e cartas. De vez em quando, o príncipe faz visitas "discretas" à Austrália, viagens não-oficiais onde ele vai e volta incógnito.
Em 7 de novembro, morre a rainha-mãe Ingrid (90).

2001
Em 11 de fevereiro, morre a condessa Renata (93), mãe do príncipe Henrique (67) e sogra da rainha Margarida (61).
Em setembro, o príncipe herdeiro Frederico (33) inicia um curso de General de Gabinete na Faculdade Real Dinamarquesa de Defesa, vinculada ao Ministério da Defesa.
Em outubro, John Donaldson (60), pai de Mary (29), se casa com com a escritora inglesa Susan Horwood (37).
Em 15 de novembro, a imprensa dinamarquesa aponta Mary Donaldson como namorada do príncipe herdeiro Frederico.
Em dezembro, Mary se muda pra Paris e começa a trabalhar como professora de Inglês em uma faculdade de Administração e passa a frequentar os eventos sociais da família real, como casamentos, batizados e aniversários dos amigos do príncipe herdeiro Frederico.

2002
Em 1 de janeiro, o príncipe Henrique (68) arruma as malas e parte pro castelo dele na França. O motivo foi que, durante a Recepção de Ano Novo, um baile tradicional oferecido pelo palácio, o príncipe herdeiro Frederico (34) foi o anfitrião dos convidados, já que a rainha Margarida (62) estava ausente. O príncipe Henrique se sentiu posto de lado e humilhado porque o filho tomou a frente do evento. Isso reacendeu uma antiga queixa do príncipe por ele ser o terceiro na hierarquia do reino. 
De volta a Copenhagen, a rainha Margarida parte pra França pra tentar convencer o príncipe Henrique de que o príncipe herdeiro Frederico não teve culpa pelo incidente. Mas é inútil.
Três semanas depois, o príncipe Henrique retorna à Dinamarca.
Em junho, o príncipe herdeiro Frederico, promovido a tenente-comandante da Marinha, major do Exército e major da Aeronáutica, conclui o curso de Defesa Militar e começa a trabalhar no escritório do Ministério da Defesa.
Em 22 de julho, nasce Félix, segundo filho do príncipe Joaquim (33) e da princesa Alexandra (38), neto da rainha Margarida e do príncipe Henrique.
Em setembro, Mary Donaldson consegue um emprego como consultora de projetos para desenvolvimentos empresariais no departamento de Comunicação e Marketing da Microsoft na Dinamarca e se muda pra lá, onde aprende o Dinamarquês na prática.

2003
Em janeiro, a princesa Alexandra (39) inicia um caso amoroso com o fotógrafo Martin Jorgensen (25), filho do dono da produtora de filmes encarregada de produzir os documentários oficiais sobre a família real.
Em setembro, o príncipe herdeiro Frederico (35) começa a trabalhar como professor de Estratégia Militar na Faculdade Real Dinamarquesa de Defesa.
Em 8 de outubro, a rainha Margarida anuncia o noivado do príncipe herdeiro Frederico com Mary Donaldson (31). 
Pra se casar com o príncipe herdeiro Frederico, Mary pede demissão da Microsoft e, além de renunciar à cidadania britânica ela, como é presbiteriana, tem que se converter à Igreja Luterana.

2004
Em janeiro, o príncipe herdeiro Frederico (36) é promovido a tenente-coronel do Exército e tenente-coronel da Aeronáutica.
Em 14 de maio, o príncipe herdeiro Frederico se casa com Mary Donaldson (32) na Catedral de Copenhagen. O Parlamento aprovou a Lei Maria, concedendo a cidadania dinamarquesa à princesa, pra que assim os filhos do casal não sejam considerados estrangeiros e tenham direito ao trono.
De 13 a 29 de agosto, o príncipe herdeiro Frederico e a princesa Maria assistem aos Jogos Olímpicos de Verão de Atenas.
Agora que o príncipe herdeiro já se casou e a sucessão do trono está assegurada, o príncipe Joaquim (35) pede à rainha Margarida (64) pra se separar da princesa Alexandra (40), revelando o caso dela com Martin Jorgensen (26).
Em 16 de setembro, o Parlamento anuncia a separação do príncipe Joaquim e da princesa Alexandra.

2005
Em janeiro, o príncipe Joaquim (36) é promovido a major do Exército.
Em 8 de abril, sai o divórcio do príncipe Joaquim e da princesa Alexandra (41),. Esse é o primeiro divórcio na família real desde 1846. Alexandra perde o título de Alteza Real, mas continua a ser chamada de princesa, além de permanecer no castelo com os príncipes Nicolau (6) e Félix (3) e receber uma pensão anual equivalente a 350 mil dólares, enquanto o príncipe Joaquim retorna à Corte em Copenhagen.
No dia 16, a rainha Margarida (65) concede à princesa Alexandra o título de condessa de Frederiksborg, confirmando a posse dela das terras do castelo onde vive e reconhecendo o papel dela como mãe dos netos da rainha. O título é honorário e não vai ser herdado pelo príncipe Nicolau.
Em agosto, ao passar férias na França, o príncipe Joaquim conhece Marie Cavallier (29). Nascida em Paris, ela é a única filha do casamento de Alain com Françoise, mas tem 4 meio-irmãos: Alain é pai de Charles e Edouard; e Françoise é mãe de Benjamin e Gregory. Depois do divórcio dos pais, Marie foi mandada pra um colégio interno na Suíça. Após estudar um semestre de Economia e Negócios Internacionais na Universidade de Massachusetts, ela retornou à Suíça pra concluir os estudos na Universidade de Genebra. Depois de formada, ela se mudou pra Nova York, onde fez faculdade de Artes enquanto trabalhava como Relações Públicas do escritório de Estée Lauder. Depois de formada, ela começou a trabalhar em uma agência de publicidade. Após passar pela agência de notícias Reuters, Marie retornou à Suíça onde começou a trabalhar como secretária na financeira do padrasto. Ela fala Francês, Italiano, Inglês e Espanhol.
Em 15 de outubro, nasce o príncipe Cristiano, primeiro filho do príncipe herdeiro Frederico (37) e da princesa Maria (33), neto da rainha Margarida e do príncipe Henrique (71).
Com o nascimento do príncipe Cristiano, o príncipe Nicolau deixa de ser o herdeiro do príncipe herdeiro Frederico.
O príncipe Henrique dá uma entrevista a uma revista francesa e declara pela segunda vez que gostaria de ver o nome da dinastia mudado pra Glucksburg-Monpezat, pois assim os netos dele não se esqueceriam das raízes francesas.

2006
Em janeiro, durante uma entrevista, o príncipe Henrique (72) fala da infância dele no Vietnam e comenta que comia carne de cachorro quando morava lá. Durante um mês, o príncipe sofre críticas severas, ganhando o apelido de Devorador de Cães. O irônico da situação é que o príncipe é presidente do Clube Dinamarquês dos Dachshund (uma raça alemã de cachorro).
Em fevereiro, a princesa Maria (34) começa a se envolver com os problemas dos imigrantes, visitando os mais necessitados e lançando projetos pra integração deles na comunidade através do ensino do Dinamarquês.
Em 23 de novembro, a rainha Margarida (66), uma fumante inveterada, anuncia que não mais vai fumar em público, após o Parlamento aprovar leis severas contra o cigarro.
Em dezembro, Marie Cavallier (30) chega à Dinamarca pra passar as festas de fim de ano com o príncipe Joaquim (37), os príncipes Nicolau (7) e Félix (4), e a condessa Alexandra (42) e Martin Jorgensen (28).

2007
Em janeiro, Marie Cavallier (31) acompanha o príncipe Joaquim (38) e os príncipes Nicolau (8) e Félix (5) na temporada de férias na Suíça.
Em 3 de março, a condessa Alexandra (43) se casa com Martin Jorgensen (29).
Marie Cavallier volta à Dinamarca pra passar a Páscoa com a família real, quando é apresentada à rainha Margarida (67). A partir de então, Marie passa um fim de semana a cada 15 dias com o príncipe Joaquim na Dinamarca.
Em 21 de abril, nasce Isabel, segunda filha do príncipe herdeiro Frederico (39) e da princesa Maria (35), e primeira neta da rainha Margarida e do príncipe Henrique (73). Isabel é a primeira menina nascida na família real desde a princesa Ana (61), já que as princesas Alexandra (37) e Natália (32), filhas da princesa Benedita (63), não pertencem à família real por serem alemãs.
Em 10 de junho, a rainha Margarida e o príncipe Henrique comemoram 40 anos de casados.
Em 11 de setembro, a princesa Maria cria a Fundação Princesa Maria, destinada ao estímulo da diversidade cultural e ao encorajamento das minorias, excluídos e isolados, estimulando-os a contribuir com a sociedade. 
Em 3 de outubro, a rainha Margarida anuncia o noivado do príncipe Joaquim com Marie Cavallier. Pra se casar com o príncipe Joaquim, além de aprender o Dinamarquês, Marie tem que renunciar à cidadania francesa e, como é católica, tem que se converter à Igreja Luterana.

2008
Em janeiro, a princesa Maria (36) se torna presidente do Comitê Dinamarquês em Prol dos Refugiados de Guerra de Uganda.
Em 30 de abril, a rainha Margarida (68) muda o nome da dinastia pra Glucksburg-Monpezat, o sobrenome do príncipe Henrique (74).
Em 24 de maio, o príncipe Joaquim (39) se casa com Marie Cavallier (32).
Pra evitar confusões, a esposa do príncipe herdeiro Frederico (40) passa a ser chamada de princesa Maria Isabel, e a esposa do príncipe Joaquim, de princesa Maria Ágata.
Em setembro, na hora de escolher em qual área social quer atuar, a princesa Maria Ágata diz que pretende apenas continuar acompanhando o príncipe Joaquim nos eventos e atividades sociais que ele patrocina, alegando que prefere ser mãe em vez de ter um papel dentro da família real.
Em dezembro, a princesa Maria Isabel é eleita a Mulher do Ano, e é comparada à Jacqueline Kennedy, pelo glamour que trouxe à família real. Ela doa o dinheiro do prêmio pra obras de caridade.

2009
Em janeiro, o príncipe herdeiro Frederico (41), aficionado de pesquisas científicas relacionadas às mudanças climáticas e sustentabilidade, publica um artigo sobre os desafios do aquecimento global, resultado de anos de estudo em expedições, fóruns de debate e eventos sobre o clima do planeta.
Em 4 de maio, nasce Henrique, terceiro filho do príncipe Joaquim (40) e primeiro da princesa Maria Ágata (33), neto da rainha Margarida (69) e do príncipe Henrique (75).
Em agosto, a princesa Maria Ágata se envolve na primeira causa social desde o casamento, quando o príncipe Henrique (75) transfere pra ela a presidência do Prêmio Príncipe Consorte de Literatura, que premia livros publicados em Francês na Dinamarca.
Em 9 de outubro, o príncipe herdeiro Frederico, que já correu as maratonas de Copenhagen, Paris e Nova York e terminou em quarto lugar nos Campeonatos Europeus de Veleiro de 2003 e 2008, é eleito pro Comitê Olímpico Internacional. Esse novo cargo gera críticas na Dinamarca, porque a politicagem que acontece nos bastidores do Comitê Olímpico vai colocar o príncipe herdeiro em contato com corruptos e mafiosos. Além disso, o Parlamento está preocupado se as obrigações com o Comitê Olímpico vão acabar afastando o príncipe herdeiro dos compromissos oficiais da Coroa. O príncipe herdeiro se defende dizendo que o motivo da candidatura dele foi promover um estilo de vida saudável junto aos jovens dinamarqueses e promete que vai renunciar ao cargo assim que se tornar rei.
Em novembro, a princesa Maria Isabel (37) faz uma visita às tropas dinamarquesas no Afeganistão.
No dia 17, a pedido da rainha Margarida nomeia a princesa Maria Ágata pra presidente da Comissão Nacional Dinamarquesa da UNESCO (divisão da Organização das Nações Unidas pro desenvolvimento da Educação, Cultura e Pesquisas Científicas).

2010
Em janeiro, morre Christa Manley (77), mãe da condessa Alexandra (46) e avó dos príncipes Nicolau (11) e Félix (8).
Em fevereiro, o príncipe herdeiro Frederico (42) é promovido a capitão da Marinha, coronel do Exército e coronel da Aeronáutica.
Em março, o príncipe herdeiro Frederico publica um livro sobre as mudanças climáticas na Groenlândia, a fauna e a flora local.
Em abril, a princesa Maria Isabel (38) se torna embaixadora das Organização Mundial de Saúde pra promover o bem estar das grávidas e a garantia de uma gravidez saudável e segura em 150 países.
Em maio, a princesa Maria Ágata (34) faz uma visita oficial à sede da UNESCO em Paris.

2011
Em 8 de janeiro, nascem os gêmeos Vicente e Josefina, terceiro filho e quarta filha (26 minutos depois) do príncipe herdeiro Frederico (43) e da princesa Maria Isabel (39), netos da rainha Margarida (71) e do príncipe Henrique (77). O príncipe herdeiro chama o filho pelo apelido de Elvis, por ele ter nascido no mesmo dia que o Rei do Rock.
Em fevereiro, a princesa Maria Isabel se torna presidente do Comitê Dinamarquês em Prol dos Refugiados de Guerra da África Oriental.
Em março, a princesa Maria Isabel começa a promover campanhas contra o bullying nas escolas.
Em abril, a princesa Maria Isabel se envolve com as atividades da Sociedade Dinamarquesa do Câncer e passa a angariar fundos pro combate ao câncer de pele.
Em maio, através da Organização Mundial de Saúde, a princesa Maria Isabel inicia uma campanha nacional de combate à obesidade.

2012
Em 14 de janeiro, a rainha Margarida (72) comemora o Jubileu de Rubi do reinado dela.
No dia 24, a princesa Maria Ágata (36) dá à luz Atena, quarta filha do príncipe Joaquim (43), neta da rainha Margarida e do príncipe Henrique (78). 

Rainha Margarida (72) e Príncipe Henrique (78)

Príncipe Herdeiro Frederico (44) e Princesa Maria Isabel (40)
Príncipe Cristiano (7), Princesa Isabel (5), Príncipe Vicente (1) e Princesa Josefina (1)

Príncipe Joaquim (43) e Princesa Maria Ágata (36)
Príncipe Nicolau (13) e Príncipe Félix (10)
Príncipe Henrique (3) e Princesa Atena

Condessa Alexandra (48)
ANIVERSARIANTES DO DIA - 30 de abril


Cloris Leachman (86)

Perry King (64)

Adrian Pasdar (47)

Kirsten Dunst (30)

Dianna Agron (26)
CANTINHO COUNTRY


Eu conheci um senhor de idade ontem
Ele sentou do meu lado em um avião indo pro oeste
Ele disse, "Eu fui casado por 60 anos
Eu juro que sinto como se ela ainda estivesse aqui"
Então ele pegou uma foto dela
Olhando pra aquele retrato em preto e branco
As lágrimas encheram os olhos dele
Eu disse, "O senhor foi um homem de sorte"
Ele disse, "Eu sinto que eu ainda sou"
Quando ele me disse o nome dela
Eu me ouvi dizer


Eu quero ser a Chelsea de alguém
O mundo de alguém
O dia e a noite de alguém
A primeira e única garota
Fazer parte de uma história de amor
Que nunca tem fim
Você sabe que o que toda mulher quer ser
É a Chelsea de alguém


Ele me fez sorrir quando falava sobre aquilo
O primeiro encontro e as dúvidas do pai dela
Ele disse, "Mesmo depois que o cabelo dela ficou grisalho
Ela ainda conseguia tirar o meu fôlego"
E que isso nunca mudou com o tempo
Foi quando eu fechei meus olhos


Eu quero ser a Chelsea de alguém
O mundo de alguém
O dia e a noite de alguém
A primeira e única garota
Fazer parte de uma história de amor
Que nunca tem fim
Você sabe que o que toda mulher quer ser
É a Chelsea de alguém


E quando nós finalmente nos despedimos
Eu o abracei e disse, "Eu nunca vou me esquecer
De como você me mostrou o que significa...


Ser a Chelsea de alguém
O mundo de alguém
O dia e a noite de alguém
A primeira e única garota
Fazer parte de uma história de amor
Que nunca tem fim
Você sabe que o que toda mulher quer ser
E eu quero ser
A Chelsea de alguém"


A Chelsea de alguém, a Chelsea de alguém
A Chelsea de alguém

sexta-feira, 27 de abril de 2012

ANIVERSARIANTES DO FIM DE SEMANA


Sábado, 28 de abril
Ann Margret (71)

Marcia Strassman (64)

Paul Guilfoyle (63)

Jay Leno (62)

Mary McDonnell (60)

John Pankow (58)

Jorge Garcia (39)

Penelope Cruz (38)

Jessica Alba (31)


Domingo, 29 de abril
Nora Dunn (60)

Jerry Seinfeld (58)

Kate Mulgrew (57)

Daniel Day Lewis (55)

Michelle Pfeiffer (54)

Paul Adelstein (43)

UmaThurman (42)

Alex Vincent (31)

Sam Jones (29)