Duque Andrew de York
Nascido em 19 de fevereiro de 1960, é o terceiro filho da rainha Elizabeth e do príncipe Philip. Recebeu o nome do avô paterno. É o quarto na linha de sucessão do trono. Como duque de York, a renda anual dele equivale a 400 mil dólares.
Aos 18 anos, se alistou na Marinha, onde serviu como piloto de helicóptero até 1991. Em 1982, passou seis meses embarcado no litoral da Argentina durante a Guerra das Malvinas. Em 1993, se tornou comandante de navio, cargo que ocupou até 1999. Em 2001, trabalhando no gabinete do Ministério da Defesa, se aposentou da lista ativa da Marinha, se tornando um capitão da reserva.
Trabalhou como Secretário de Comércio Internacional e Investimentos, um cargo ligado ao Ministério das Relações Exteriores, até julho do ano passado, quando foi obrigado a se afastar por ser amigo pessoal de Saif, um dos filhos de Muammar Gaddafi. Mas se manteve no cargo de presidente da Associação do Oriente Médio, uma organização que promove o comércio e as boas relações políticas entre o Reino Unido e os países do Oriente Médio, Turquia e norte da África.
Em 1986, se casou com Sarah Ferguson, filha de um major da Marinha e amiga de infância dele. O casal teve duas filhas: Beatriz (24) e Eugênia (22). As constantes viagens militares e o assédio da mídia em relação à Sarah levaram ao fim do casamento. Eles se separaram em 1992, após a imprensa divulgar que Sarah estava tendo um caso com o contador dela. O divórcio saiu em 1996, mas eles continuaram morando juntos para criar as filhas.
Em 2003, Andrew começou a namorar Amanda Staveley, de 30 anos, uma empresária da área de investimentos estrangeiros. Em 2004, ele se mudou para a residência da falecida avó, atrás do palácio de Windsor, mas continuou pagando todas as contas de Sarah. Em 2007, Sarah comprou (com o dinheiro dele) a mansão que fica ao lado da residência dele, e a presença constante dela na vida do ex-marido acabou pondo um fim ao namoro dele com Amanda. Em 2008, um incêndio na casa de Sarah fez com que ela e as filhas se mudassem para a residência de Andrew, e o casal mora junto até hoje.
Outra amizade duvidosa dele é com o bilionário americano Jeffrey Epstein, condenado em 2005 por ter feito sexo com uma garota de 14 anos, e condenado novamente em 2008 por fazer sexo com uma garota de 16 anos. Atualmente, Jeffrey, de 59 anos, é réu em 17 processos, todos por fazer sexo com garotas menores de idade. Andrew sempre visita Jeffrey na mansão dele na Flórida e, em março do ano passado, durante uma das festas, foi fotografado abraçando Virgina Roberts, uma garota de 17 anos, que declarou que já mantinha contato com Andrew há 2 anos.
Além disso, Andrew, que é capitão do time do Clube de Golfe de Santo André, na Escócia, usa o helicóptero da mãe para os eventos esportivos dos quais participa, o que gera muitas críticas, pois o combustível é pago pelo governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário