segunda-feira, 12 de março de 2012

DESTAQUE DO MÊS


Conde Edward de Wessex

Nascido em 10 de março de 1964, é o quarto filho da rainha Elizabeth e do príncipe Philip. É o sétimo na linha de sucessão ao trono.
Em 1986, ao se formar em História na Universidade de Cambridge, Edward se tornou o quarto membro da família real a ter um diploma universitário em toda a História da Inglaterra.
Edward se alistou na Marinha, mas saiu 6 meses depois, em janeiro de 1987. O jornal "The Mirror" disse que ele foi "convidado a se retirar" depois de ter sido flagrado transando com o chefe de bordo do navio.
Em junho, Edward produziu um programa pra TV chamado "Nocaute Real", um game show onde a família real enfrentava uma equipe de artistas e celebridades. A equipe da família real era composta por Edward, os irmãos, a princesa Anne e o duque Andrew, e a cunhada, a duquesa Sarah. A cada semana, uma entidade beneficente apoiada pelo participante vencedor era premiada. Durante a temporada, Edward era constantemente ridicularizado pela imprensa, que o acusava de ser o responsável pela queda da popularidade da família real. A rainha Elizabeth, o príncipe Philip, o príncipe Charles e a princesa Diana não foram contra o programa, mas também nunca participaram. Apesar de todas as críticas, ao final da temporada, o programa conseguiu arrecadar mais de 1 milhão e meio de dólares.
Em 1990, durante uma viagem aos Estados Unidos, Edward foi bombardeado por perguntas sobre a homossexualidade dele: durante a década de 80, as constantes viagens dele a Nova York seriam pra contratar os serviços de prostitutos. Mas Edward negou todas as acusações.
Quando Edward voltou pra Inglaterra, a rainha Elizabeth começou as negociações pro casamento dele com a princesa Marta, de 19 anos, filha do rei Haroldo V da Noruega. Após passar 5 horas conversando com Edward, a princesa Marta descartou qualquer possibilidade de casamento.
Em 1991, Edward concluiu o mestrado em História da Arte e começou a trabalhar pra duas companhias de teatro, onde cuidava da produção artística das peças. Entrar pro departamento de Arte do teatro só aumentou os rumores de que Edward é gay.
Em 1993, Edward criou a Ardente Produções, uma produtora de filmes e documentários.
Em janeiro de 1999, Edward anunciou o noivado com Sophie Rhys-Jones, de 34 anos, dona de uma agência de Relações Públicas. Detalhe: eles nunca foram vistos juntos antes. Sophie simplesmente surgiu do nada. Virou noiva sem antes ter sido namorada. A imprensa disse que o casamento foi arranjado pelo príncipe Philip pra acabar com as fofocas de que Edward fosse gay: solteiro aos 35 anos e dividindo um apartamento com 3 amigos gay.
Edward e Sophie se casaram em 19 de junho, na capela de São Jorge, dentro do castelo de Windsor, em uma cerimônia pra 560 convidados, indo contra os casamentos grandiosos dos irmãos dele. Em vez de receber o título de duque de Cambridge, Edward pediu à mãe que lhe desse o título de conde de Wessex, um título que já estava extinto há mais de 900 anos. Motivo: Colin Firth, o ator preferido de Edward, interpretou um personagem com esse título no filme "Shakespeare Apaixonado", de 1998. A rainha Elizabeth aceitou o pedido, com a condição que ele receberá o título de duque de Edimburgo quando o príncipe Philip morrer. Na prática, isso só vai acontecer depois que o príncipe Charles se tornar rei.
Em junho de 2001, ao completar 80 anos, o príncipe Philip anunciou que Edward passaria a substitui-lo nos eventos oficiais internacionais.
Em setembro, uma equipe da produtora de Edward "invadiu" a Universidade de Santo André, na Escócia, e mostrou o dia a dia do príncipe William. Isso estremeceu a amizade entre Edward e o príncipe Charles, que considerou o episódio uma invasão da privacidade do filho e declarou publicamente a irritação dele em relação ao irmão.
Grávida de 2 meses, Sophie teve que se submeter a uma cirurgia por causa de uma gravidez ectópica, quando o feto se desenvolve fora do útero.
Em 2002, Edward deixou a direção das produções e permaneceu apenas como diretor administrativo da produtora.
Em 8 de novembro de 2003, nasceu lady Louise, primeira filha de Edward e Sophie.
Em 2006, Edward passou a representar o príncipe Philip também nas cerimônias oficiais dentro da Grã-Bretanha.
Em 17 de dezembro de 2007, nasceu o visconde James, segundo filho de Edward e Sophie. 
Em 2009, Edward vendeu a Ardente Produções por 60 mil dólares, mas ficou com o cargo de diretor executivo.
Em março de 2012, Edward e Sophie vão fazer uma visita oficial ao Caribe, representando a rainha Elizabeth nas comemorações do Jubileu de Diamante (60 anos de reinado). Os países do Caribe que fazem parte da Comunidade Britânica são: Santa Lúcia, Barbados, São Vicente e Granadinas, Granada, Trinidad e Tobago, Montserrat, São Cristóvão e Névis, Anguila, Antígua e Barbuda.

A renda anual do conde de Wessex é de 220 mil dólares.
No início, ninguém acreditava que um casamento arranjado pudesse durar tanto tempo (13 anos). Dizem que é porque os parâmetros da relação foram definidos desde o início: nenhuma expectativa de romance nem fidelidade; somente um casal convenientemente feliz pros eventos públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário