segunda-feira, 9 de abril de 2012

DESTAQUE DA SEMANA


Pocahontas

1595
Nasce Matoaka, na Virgínia, filha do Chefe Wahunsenacawh, líder da tribo Powhatan e chefe de um clã formado por trinta tribos unidas. A mãe de Matoaka é uma das doze esposas que o Chefe teve durante a vida. De acordo com a tradição, após dar um filho pro Chefe, a mulher é mandada de volta pra tribo dela, onde é sustentada pelo Chefe até encontrar outro marido.

1596
John Smith (16), filho de um fazendeiro de Lincolnshire, no leste da Inglaterra, sai de casa e embarca em um navio rumo à França, onde começa a trabalhar como mercenário no Exército do rei Henrique IV (43) na guerra contra os espanhóis.

1598
John (18) vai pra Holanda, onde luta, novamente contra os espanhóis, pela independência das colônias.

1599
John (19) se tornoa pirata, atacando navios pelo mar Mediterrâneo.

1600
John (20) vai pra Transilvânia, onde luta na guerra contra os turcos. A atual Romênia correspondia a três principados: Valáquia, Transilvânia e Moldávia, todos governados pelo príncipe Miguel (42), que está subordinado ao imperador Rodolfo II (48) do Sacro Império Romano Germânico. 
O príncipe Miguel promove John a capitão.

1601
Matoaka (6) ganha o apelido de Pocahontas, que significa alegre, divertida. A criação de Pocahontas é diferente das outras garota da tribo. Por ser filha do Chefe, ela aprende agricultura, jardinagem, a cortar lenha e colher plantas pra separar a palha pra construção das casas. Ela também ajuda as mulheres nas tarefas caseiras e a servir durante os banquetes. 
O príncipe Miguel (43) é assassinado por um dos generais dele, e John (21) luta na Valáquia na guerra civil que se segue devido às disputas pelo poder. 
Nas três batalhas em que participa contra os turcos, John derrota e decapita os invasores e, por isso, recebe o título de Cavaleiro do príncipe Sigismundo (29), o novo governador da Valáquia. Como prêmio, ele ganha um cavalo e um brasão.

1602
John (22) é ferido durante um conflito contra os tártaros (povo de um território entre a Polônia e a Rússia), capturado e vendido como escravo. 
Em Constantinopla, o nobre turco que comprou John o dá de presente pra amante grega dele, que também se torna amante de John. 
Durante uma viagem com ela pela Crimeia (na Ucrânia), John foge pra Lituânia (que na época pertencia à Polônia).

1604
Depois de viajar pela Europa e pelo norte da África, John (24) retorna à Inglaterra.

1606
John (26) se junta ao grupo de exploradores que planejam colonizar a Virgínia. 
O três navios partem em dezembro. 

1607
Durante a viagem, John (27) se torna um agitador, e o capitão Christopher Newport (46), o comandante da expedição, o aprisiona no porão do navio e planeja executá-lo por motim assim que eles cheguem à Virgínia.
Em maio, três navios ingleses aportam na Virginia, trazendo 103 colonizadores que fundam Jamestown, em homenagem ao rei Jaime I (41). 
Assim que chegam em terra firme, o capitão Christopher abre a papelada com as ordens e descobre que John (27) tinha sido designado pra fazer parte do Conselho da colônia. Por causa disso, Christopher é obrigado a suspender a execução dele. 
Os ingleses são aristocratas mal preparados pras condições de vida na América. No início, as perspectivas de colonização são boas, mas as doenças, a indisciplina dos homens, os poucos suprimentos e a tensão contra os nativos põem a expedição em perigo. A colônia vai se degradando à medida que eles vão perdendo a esperança de encontrar ouro. 
John é encarregado de liderar um grupo ao longo do rio com o objetivo de encontrar comida. Durante a expedição, eles são abordados por um grupo liderado por um irmão de Pocahontas (12). Todos os ingleses são mortos, menos John que, como líder do grupo, é levado até o Chefe. 
Depois de ser interrogado, John quase é executado pelo Chefe com uma espécie de foice, mas graças à intervenção de Pocahontas, a vida de John é poupada e ele permanece na tribo como prisioneiro. 
Nos seis meses em que permanece cativo, John ensina Pocahontas a falar Inglês e aprende a cultura e os hábitos do clã. 
Ganhando a confiança e a amizade das tribos, John junta comida suficiente pra ajudar os colonos a sobreviverem durante o inverno e vai com Pocahontas pra Jamestown. O Chefe só permitiu que John partisse porque ele prometeu que os ingleses iriam embora após o inverno.

1608
Em março, ao perceber que os ingleses não vão partir, o Chefe prepara as tribos pra guerra. Pocahontas (13) salva a vida de John (28) pela segunda vez, ao avisá-lo que o pai dela está planejando matar os colonos. Com isso, os ingleses atacam antes, pegando os guerreiros de surpresa. 
Quando o Chefe descobre que tinha sido traído pela filha, ele expulsa Pocahontas de casa, e ela é enviada pra uma tribo vizinha. 
John deixa Jamestown pra explorar a Baía de Chesapeake, na fronteira da Virgínia com Maryland. 
Ao retornar a Jamestown, em setembro, John é eleito presidente do Conselho e inicia uma política disciplinadora. Ele estimula a agricultura, se baseando em uma passagem do Novo Testamento que diz: Quem não trabalha, não come. 
A cidade começa a prosperar, e John não se incomoda em ter que matar alguns nativos de vez em quando.

1609
Em maio, John Rolfe (24), nascido em Norfolk, no leste da Inglaterra, embarca com a esposa rumo a Jamestown, em um navio com 150 colonos. 
Ao passar pelas Bermudas, o navio é destruído por um furacão. 
Durante os meses em que os colonos permanecem nas Bermudas consertando o navio, 8 ingleses morrem de tuberculose, incluindo a esposa e a filha de John, Bermuda.
O que o Chefe temia aconteceu: John Smith (29) declara guerra às tribos, com a intenção de tomar as terras deles. 
Durante um dos ataques, John é gravemente ferido na perna, após a explosão de um barril de pólvora, e retorna à Inglaterra pra se tratar.

1610
Em maio, John Rolfe (25) e os outros 141 colonos partem das Bermudas. 
Quando chegam a Jamestown, eles encontram a cidade destruída pela guerra. Somente 60 colonos sobreviveram e estão doentes e passando fome. 
Em junho, um navio inglês chega trazendo suprimentos, e eles desistem da ideia de abandonar a colônia. 
John Rolfe se estabelece e inicia uma plantação de tabaco.

1611
O Chefe casa Pocahontas (16) com um guerreiro chamado Kocoum (20).

1612
John Rolfe (26) compra uma fazenda de 48 km quadrados e se torna um dos homens mais ricos da cidade, que a essa altura já progrediu e começa a exportar o que é produzido na colônia.

1613
Pocahontas (18) é capturada e levada pra um navio inglês. Pra soltarem Pocahontas, os colonizadores exigem a libertação de todos os ingleses aprisionados pelas tribos e a devolução das armas e ferramentas que eles roubaram. 
De acordo com a tradição, quando uma mulher do clã é capturada e levada pra outra tribo, o casamento dela está oficialmente desfeito. Nesse caso, Pocahontas foi levada pra "tribo" dos ingleses e, portanto, não é mais casada com Kocoum (22). 
O Chefe liberta os ingleses, mas não devolve todas as armas, e isso causa um impasse nas negociações. 
Pocahontas é levada pra cidade de Chesterfield, onde permanece por quase um ano. Durante o cativeiro, ela fica na casa do pastor Alexander Whitaker (28), onde é tratada com cortesia, e começa a namorar John Rolfe (28).

1614
Após uma violenta batalha entre os colonizadores e as tribos, os ingleses permitem que Pocahontas (19) se dirija ao povo dela. No discurso que faz diante dos representantes das tribos, ela censura as atitudes do pai, dizendo que ele prefere continuar lutando em vez de se render, e declara que vai permanecer ao lado dos ingleses.
Pra se casar com Pocahontas, John Rolfe (29) tem que fazer um pedido por escrito ao governador, porque Pocahontas é pagã. O governador permite que o casamento aconteça com uma condição: que Pocahontas se converta ao Cristianismo. 
Com a conversão, Pocahontas adota o nome de Rebeca. Ela escolheu esse nome pra simbolizar a união de dois mundos. Na Bíblia, Rebeca era a mãe de Esaú e Jacó, que criaram duas nações diferentes. 
O casamento de John Rolfe e Pocahontas é o primeiro casamento interracial dos Estados Unidos, e acaba tornando possível uma trégua entre as tribos e os colonizadores, que voltam a fazer transações comerciais.
John Smith (34) retorna à América em uma viagem pelo litoral do Maine até Massachusetts. 

1615
Nasce Thomas, filho de John (30) e Rebeca (20).
John Smith (35) embarca rumo à América, pretendendo fazer uma nova viagem pelo litoral, mas é capturado por piratas franceses nas ilhas Açores. 
Três semanas depois, John consegue fugir e retorna à Inglaterra. Então ele decide abandonar a carreira de navegador e passa a ajudar na administração da fazenda da família.

1616
O governador da Virgínia está com dificuldade em atrair novos colonos. Com o objetivo de encontrar investidores dispostos a assumir os riscos e assim salvar a colônia da falência, ele usa Rebeca (21) como uma estratégia pra convencer os ingleses de que os nativos podem ser domesticados. 
A convite do rei Jaime I (50), John Rolfe (31) embarca com Rebeca e Thomas (1) pra Inglaterra, pra apresentá-los à sociedade como exemplo de uma selvagem que foi civilizada. Junto com eles, vai uma comitiva de onze representantes das tribos lideradas pelo Chefe, incluindo um sacerdote. 
Em Londres, Rebeca se torna uma celebridade. Elegantemente festejada e convidada pros bailes, ela é tratada como uma princesa, por ser filha do Chefe, a quem os ingleses chamam de rei. 
Em um desses bailes, Rebeca reencontra John Smith (36).

1617
Em março, John Rolfe (32), Rebeca (22), Thomas (2) e a comitiva embarcam de volta pra Virgínia. Assim que entra no navio, Rebeca cai doente com pneumonia e morre no litoral da cidade de Gravesend, em Kent, no sudeste da Inglaterra. 
O corpo dela é levado pra terra firme e enterrado no cemitério da igreja de São Jorge no dia 23. 
Com medo de também perder o filho durante a viagem, John Rolfe deixa Thomas com a família dele em Norfolk e volta sozinho pra Virgínia.

1618
Morre o Chefe, o pai de Pocahontas. 
O clã dele é dizimado e as terras das tribos são tomadas pelos colonizadores.

1619
John Rolfe (34) se casa com Jane Pierce (18), filha de colonos. 

1620
Nasce Elizabeth, filha de John Rolfe (35) e Jane (19).

1622
Morre John Rolfe (37), durante um ataque de nativos à fazenda dele.

1625
Jane (24) se casa com um capitão da Marinha, que adota Elizabeth (5) como filha dele.

1631
Morre John Smith (51).

1632
Thomas (17) se casa com Elizabeth Washington (18).

1633
Nasceu Anne, filha de Thomas (18) e Elizabeth (19), e neta de Pocahontas. Elizabeth morre de hemorragia pós parto.

1635
Thomas (20) deixa Anne (2) com a família em Norfolk e se muda pra Jamestown.

1641
Thomas (26) consegue através do governador da Virgínia recuperar uma parte das terras que pertenciam ao avô dele, o Chefe. 

1644
Após um ataque dos nativos, o governador estabelece quatro fortes pra defender a colônia, e Thomas (29) é nomeado tenente-comandante de um desses fortes. Como pagamento, ele recebe as terras que circundam a construção.

1654
Thomas (39) se casa com Jane Poythress (18), filha de um capitão da Marinha.

1655
Nasceu Jane, filha de Thomas (40) e Jane (19), e neta de Pocahontas.

1675
Thomas (60) casa Jane (20) com o comerciante inglês Robert Bolling (29).

1676
Nasce John, filho de Robert (30) e Jane (21), e bisneto de Pocahontas. Jane morre de hemorragia pós parto.

1680
Morre Thomas (65). Ele é enterrado ao lado da filha. 
Robert (34) assume a administração da fazenda em nome do filho, John (4).

1710
John (34) é eleito pra Assembleia Legislativa do estado. 

1727
Um incêndio destrói completamente a igreja de São Jorge, em Kent, e a sepultura de Pocahontas se perde pra sempre.

1729
Morre John Bolling (53), bisneto de Pocahontas.
Ele se casou aos 21 anos e teve 6 filhos, dando origem aos atuais descendentes de Pocahontas, que formam as seguintes famílias: Acril, Alexander, Allen, Allerton, Ambler, Archer, Armistead, Atkinson, Aylett, Bacon, Baker, Ball, Ballard, Banister, Bankhead, Baskerville, Bassett, Baylor, Baynham, Beale, Berkeley, Beverley, Birchett, Blair, Bland, Blow, Bolling, Booker, Booth, Boldin, Bowdoin, Bowyer, Bradley, Branch, Braxton, Bray, Brent, Bridger, Broadnax, Brooke, Browne, Buckner, Burley, Burwell, Butler, Byrd, Cabell, Calloway, Carr, Carrington, Carter, Cary, Catlett, Chamberlayne, Chiles, Christian, Churchill, Clairbone, Clarke, Clayton, Cocke, Cole, Coleman, Coles, Colston, Conway, Cooper, Corbin, Crawford, Custis, Dabney, Dandrige, Daniel, Davenport, Davis, Dawson, Digges, Dullany, Edmunds, Edwards, Eggleston, Eldridge, Ellis, Embry, Eppes, Everard, Eyre, Fairfax, Farley, Farrar, Faulcon, Field, Fitzgerald, Fitzhugh, Fleming, Fry, Gooch, Goode, Graves, Grymes, Hackley, Hairston, Hansford, Hardway, Harmer, Harrison, Harvie, Hawkins, Haynes, Heath, Henderson, Herbert, Heth, Hicks, Hodges, Holiday, Holmes, Hooe, Hopkins, Howard, Hubard, Jefferson, Jennings, Johnson, Jones, Joynes, Kemp, Kennon, King, Lanier, Lee, Leftwich, Lewis, Lightfoot, Littlepage, Littleton, Lomax, Ludwell, Lyons, Mallory, Marshall, Martin, Marye, Mason, Massie, Matthews, Mayo, MacCarty, Meade, Mercer, Meredith, Meriwether, Michie, Minge, Moore, Morris, Morton, Mosby, Moseley, Munford, Nash, Nelson, Newton, Nichols, Nivison, Noland, Norvell, Page, Parker, Peachy, Pegram, Pendleton, Penn, Perry, Peter, Peyton, Phullips, Pierce, Pleasant, Pollard, Pope, Posey, Powell, Poythress, Prentice, Price, Prosser, Randolph, Reade, Riddick, Roane, Robinson, Rolfe, Rose, Royall, Ruffin, Russell, Saunders, Savage, Scarborough, Selden, Settle, Shepherd, Short, Skelton, Skepwith, Slaughter, Smith, Spencer, Spottswood, Stanard, Steptoe, Stevenson, Stith, Stokes, Strother, Swann, Syme, Tabb, Talbot, Taliaferro, Taylor, Tazewell, Terry, Thornton, Thorowgood, Todd, Travis, Trent, Tucker, Tyler, Upshaw, Upshur, Vaughn, Venable, Walker, Waller, Walton, Wane, Warde, Warner, Waryng, Washington, Watkins, Watson, Webb, West, Westwood, Whiting, Wilcox, Wilkins, Williams, Willis, Willoughby, Winston, Wise, Withers, Wood, Woodson, Wormeley, Wyatt, Wyatt, Yardley, Yates e Yelverton.

1922
A Prefeitura de Gravesend ergue uma estátua em homenagem à Pocahontas.

1924
Um filme mudo é o primeiro a ser lançado sobre Pocahontas. 

1953
É lançado o filme "Capitão John Smith e Pocahontas".

1979
O cantor Neil Young (34) grava uma música sobre Pocahontas. 

1995
O desenho animado "Pocahontas", da Disney, mostra um romance fictício entre ela e John Smith. 

1998
O desenho animado "Pocahontas 2, Viagem a um Novo Mundo", mostra a viagem dela à Inglaterra. 

1999
É lançado o filme "Pocahontas, a Lenda". 

2005
É lançado o filme "O Novo Mundo", o mais próximo à realidade histórica, mas ainda assim mostra um romance entre Pocahontas e John Smith.

Vários locais foram batizados em homenagem a Pocahontas:
- a maior mina de betume da Virgínia.
- uma estrada de ferro, subsidiária da Norfolk and Western, e um trem dessa companhia, que circulou da década de 30 à década de 60.
- nove cidades: duas na Virgínia (Pocahontas e Matoaka, onde ficava a tribo onde ela nasceu), duas na Virgínia Ocidental (Pocahontas e Matoaka), duas em Iowa (Pocahontas e Pocahontas County), uma no Arkansas, uma no Mississipi e uma em Illinois.
- Forte Pocahontas, na Virgínia, durante a guerra civil americana.
- lago Matoaka, na Faculdade William III e Maria II, na Vírgínia.
- Parque Estadual Pocahontas, na Virgínia.
- quatro navios da Marinha norte-americana se chamam Pocahontas, e um se chama Princesa Matoaka.
- uma escola primária e uma escola secundária na Virgínia (Matoaka High School), cujos times se chamam Guerreiros de Matoaka.
- o barco Pocahontas, que faz a travessia de Gravesend a Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário