sexta-feira, 4 de maio de 2012

RAPIDINHAS


- Hoje é dia do Beato Ceferino, protetor do povo cigano.
Ceferino Giménez nasceu em 26 de agosto de 1861 em Fraga, na Espanha, em um acampamento cigano. O pai dele era vendedor de gado, e Ceferino trabalhou nisso por 40 anos, vivendo como nômade junto com os outros ciganos. Ele se casou aos 19 anos, mas não teve filhos. Viúvo aos 50 anos, ele se casou, na cidade de Barbastro, com a católica Teresa, em uma igreja católica, em 1912, e eles adotaram a sobrinha dela, Josefina, que era órfã. Teresa morreu em 1922, e Ceferino, aos 61 anos, começou a pregar o Cristianismo pros ciganos. Apesar de ser analfabeto, ele conhecia muito sobre a Bíblia e a história da Igreja. Ceferino também ajudava a diminuir as disputas entre os ciganos e os espanhóis, além de prestar caridade aos necessitados. Em 1926, ele se tornou membro de uma ordem franciscana.
Em julho de 1936, com o início da guerra civil, Ceferino tentou defender um padre católico de soldados republicanos. Ele e o padre foram presos depois que um soldado perguntou se ele tinha alguma arma, e Ceferino respondeu, "Sim, aqui está", e mostrou o rosário. Ceferino foi executado a tiros junto com outros padres em 8 de agosto, e enterrado como indigente em local desconhecido.
Ceferino foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 4 de maio de 1997, que disse: "A vida dele mostra como Jesus Cristo está presente em diferentes povos e raças, e é isso que se chama santidade, que é a capacidade de cumprir os Mandamentos e se manter fiel ao amor de Deus."

- Hoje também é dia de São Floriano, padroeiro dos bombeiros. Por causa disso, é o Dia Internacional dos Bombeiros.


- É dia também de Santa Mônica, protetora das mulheres que estão tendo um casamento difícil, com maridos adúlteros, abusos físicos e filhos problemáticos.


- Juliana Paes (33), dona de um espaço de beleza em Niterói há 4 anos, abriu duas franquias do salão, uma em Angra dos Reis e uma em Volta Redonda, pelo preço de 250 mil reais cada uma. Quem cuida dos negócios em nome de Juliana é a irmã dela, Rosana.


- Uma apresentadora de TV anda recebendo muitas críticas nos bastidores da emissora onde trabalha por colocar entre os gastos da produção do programa as contas do celular do filho dela. Detalhe: ele passa horas ao telefone todo dia e as contas sempre passam dos 10 mil reais. Pra entrar na lista das suspeitas, a apresentadora precisa ter um filho com idade suficiente pra passar horas no celular, o que exclui Eliana (44), Adriane Galisteu (39) e Ana Hickmann (31), que nem filho tem.
Hebe Camargo (83)
Ana Maria Braga (63)
Cristina Rocha (55)
Sônia Abrão (54)
Luciana Gimenez (43)


- O novo programa de Fátima Bernardes (50) já virou motivo de chacota nos bastidores da Globo. Como ninguém sabe direito como vai ser, e nem título o programa tem ainda, os funcionários estão chamando de "O Segredo de Fátima".


- Eike Batista (56) provocou a imprensa durante um discurso pra 400 empresários em um evento no Rio de Janeiro: "Acho que a nossa querida mídia devia contar a história de um empresário todo dia na primeira página. Eu não quero mais estar nas primeiras páginas todo dia."


- Marc Sjostedt, o gerente-geral da marca "Louis Vuitton" no Brasil, mostrou que conhece pouco a nossa geografia. O executivo se disse feliz por abrir a segunda loja (a primeira fica em Ipanema) em outra cidade do Rio de Janeiro.
Sabe onde? Na Barra da Tijuca.

João Henrique Vogel, de 18 anos, bolsista do colégio Elite daqui de Campo Grande, embarcou no mês passado pra Massachusetts, como o primeiro carioca a ganhar uma bolsa integral pra Universidade Harvard. Depois de passar pelos 2 anos básicos (que eles chamam de Pré-Superior), João Henrique pretende cursar Economia, Física ou Ciência da Computação. 
Pra ganhar a bolsa, ele fez uma prova de Ciências e Inglês. Mas o peso maior é dado a atividades extracurriculares (no caso de João Henrique, um curso de teatro e participação em projetos sociais comunitários): "Fiquei impressionado com o método de seleção das universidades americanas. Eles não querem só nota no papel." 
Antes de ser chamado pra Harvard, João Henrique passou nos vestibulares da UFRJ, UERJ e pro Instituto Militar de Engenharia: "Só não fiz pra PUC porque a taxa de inscrição era muito cara."



- O último capítulo da minissérie "Rei Davi" marcou 11 pontos de audiência. "As Brasileiras" ficou em primeiro com 13, e "A Praça é Nossa", em terceiro, com 8.


- A encrenca envolvendo uma cobertura na Barra da Tijuca, entre Reynaldo Gianecchini (40) e o ex-namorado, quer dizer, ex-empresário, Daniel Mattos, teve mais um round. Um desembargador aceitou o recurso impetrado pela nova dona e anulou a decisão anterior, que invalidava a venda e devolvia o imóvel à Reynaldo, que já recorreu dessa nova sentença.
Em 2008, Reynaldo deu a cobertura de presente pro então namorado, quer dizer, empresário. Quando o relacionamento (ou vínculo empresarial, como afirma Reynaldo) acabou, Reynaldo queria que Daniel vendesse o apartamento e lhe desse metade do dinheiro. Daniel então entrou na Justiça alegando que o apartamento tinha sido um presente pelo aniversário de 1 ano de namoro. Em 2010, o apartamento foi transformado numa permuta: seria o pagamento pela rescisão do contrato de Daniel). Após um recurso, Reynaldo conseguiu que o apartamento, que já tinha sido vendido, passasse de novo pro nome dele. Mas aí foi a vez da nova dona recorrer.

- Há 75 anos, morria Noel Rosa, considerado o criador do "samba do asfalto". Ele tinha 26 anos, e morreu de tuberculose.


- Há 160 anos, nascia a inglesa Alice Liddell, a garota que serviu de inspiração pra "Alice no País das Maravilhas". Ela morreu em 1934, aos 82 anos.

Um comentário: